Outsourcing

Como Funciona?

Outsourcing de TI é um termo utilizado para representar a terceirização da gestão e controle dos sistemas relacionados à tecnologia de informação de uma empresa.

Esse serviço, muitas vezes, tem representado um melhor custo-benefício para os negócios do que manter uma equipe de TI interna, oferecendo diversas vantagens, como um maior monitoramento e prevenção contra falhas no sistema, além de permitir a flexibilidade de processos.

O mercado atual está cada dia mais moderno e competitivo, o que exige que as empresas adotem soluções tecnológicas melhores, capazes de otimizar a gestão dos negócios. Entretanto, contar com um departamento de TI dedicado, com profissionais qualificados e boa infraestrutura demandam altos gastos que nem toda empresa consegue assumir. Por isso, ao adotar a terceirização, a corporação pode contar com profissionais qualificados e recursos necessários para atender às suas demandas e atingir melhores resultados.

Vantagens

Redução de custos

Ao realizar a terceirização, a empresa elimina gastos com equipamentos, gerenciamento, capacitação dos profissionais e outros serviços, que passam a ser de responsabilidade do fornecedor do serviço.

Serviços sob demanda

Com o outsourcing, as corporações podem contar com soluções avançadas, infraestruturas e bancos de dados, entre outros serviços. O fornecedor irá atender todas as necessidades da empresa de acordo com as demandas que surgirem.

Foco nos usuários

No mercado há uma série de fornecedores que oferecem as mais variadas soluções de TI capazes de otimizar as tarefas das empresas. Dessa forma, elas podem escolher aquelas que são desenvolvidas para facilitar a rotina de trabalho e aumentar a produtividade de seus colaboradores.

Alta disponibilidade

É possível aumentar ou adaptar as demandas de acordo com as novas exigências do negócio. Assim, a empresa não precisa se preocupar com nenhum imprevisto.

Retorno de investimento (ROI)

As soluções terceirizadas operam de acordo com o foco e objetivos da empresa, alinhando a TI com os negócios. Dessa forma, a tecnologia irá ajudar nas tomadas de decisões, agregando valor e resultados para a corporação.

Gestão centralizada

A empresa deixa de se preocupar com o gerenciamento dos componentes de TI, que passa a ser realizado de forma centralizada pelo fornecedor. Isso garante a qualidade do serviço que será entregue conforme o contrato de SLA.

Garantia de qualidade

Com o outsourcing dos serviços de TI, a corporação passa a ter à disposição uma equipe qualificada que estará dedicada, garantindo uma melhor qualidade aos serviços.

Maior foco nos negócios

Como a área de TI deixa de ser uma preocupação interna e pode ser trabalhada com foco nas estratégias de negócios, os gestores podem dedicar seu tempo a atividades essenciais que trazem melhores resultados.

Maior performance do setor de TI

Os processos dessa área passam a ser automatizados, dinâmicos e a ter maior fluidez. Dessa forma, é possível diminuir a complexidade das operações e aprimorá-las.

Suporte especializado

O gerenciamento dos sistemas é realizado pelo fornecedor e é ele, também, que assume todo o suporte técnico dos serviços e sistemas caso algum problema aconteça.